OUVIDO
EXAMES:
A MEATOSCOPIA DIGITAL é um exame moderno que avalia o conduto auditivo. Através de uma câmera de vídeo é possível visualizar o ouvido e o tímpano. Permite gravar vídeos e tirar fotos para documentação e comparação de resultados.
A AUDIOMETRIA é realizada por um fonoaudiólogo devidamente habilitado. Trata-se de um teste rápido, simples e indolor, no qual, o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica livre de ruídos do ambiente. Existem dois tipos de Audiometrias: Tonal e Vocal. A Audiometria Tonal avalia a capacidade auditiva através de estímulos sonoros, mensurando o grau e tipo de perda auditiva e a Audiometria Vocal avalia a capacidade de percepção e compreensão da fala humana.
O Exame de PAC - Processamento Auditivo Central avalia a capacidade do sistema nervoso central em traduzir e processar as informações auditivas recebidas. O Exame é realizado em cabine acústica, com fones auriculares e estímulos sonoros padronizados para a idade de cada paciente. É um exame indolor e que traz importantes informações para o tratamento dos Distúrbios do Processamento Auditivo Central.
IMPEDANCIOMETRIA ou IMITANCIOMETRIA é um importante exame que complementa as audiometrias na avaliação dos ouvidos. Fornece informações sobre a integridade da membrana do tímpano e da cadeia ossicular (formada por martelo, bigorna e estribo), sobre a presença de secreções ou alterações de pressão na orelha média e também sobre a função da tuba auditiva. É um exame rápido, objetivo e indolor.
O VIDEO FRENZEL é um equipamento usado para registrar os Teste de Nistagmo Posicional e Posicionamento - Teste de Dix-Hallpike + Teste de Head Roll Test + Test Bow and Lean. Este equipamento facilita o diagnóstico da VPPB - Vertigem Posicional Paroxística Benigna. É colocado um óculos (tipo uma máscara) no paciente e nele acoplado uma câmera que registra/filma todos os movimentos oculares.
A VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA é o exame mais usado para avaliar a função do sistema vestibular. Neste exame conseguimos avaliar os Labirintos separadamente (direito e esquerdo) e também a parte oculomotora. São colocados eletrodos no rosto do paciente e iniciado o exame: provas visuais (acompanha um ponto luminoso em barra de led) provas vestibulares (prova rotatória em cadeira e provas calóricas com estimulação a ar).
CIRURGIAS
A TIMPANOPLASTIA é um procedimento cirúrgico realizado para reconstrução do tímpano que tenha sofrido perfuração ou para a reconstrução da cadeia ossicular destruída.
A TIMPANOTOMIA é um procedimento cirúrgico cuja finalidade é equilibrar a pressão interna e externa do ouvido. A cirurgia consiste na colocação de tubo de ventilação na membrana timpânica.